O introvertido de sucesso (Resenha)

terça-feira, 22 de outubro de 2013

       Não sei se vocês já perceberam, mas eu tenho uma ceta tendência a gostar de livros de autoajuda (hehe). A verdade é que eu sempre acho algum título interessante e acabo aprendendo coisas novas.
    LIVRO - WENDY GELBERG - O INTROVERTIDO DE SUCESSO - ISBN: 9788578600396
   O livro que eu li essa semana chama-se "O Introvertido de Sucesso", da autora Wendy Gelberg e editora Thomas Nelson Brasil. O subtítulo é "Descubra como pessoas introvertidas podem conseguir bons empregos e avançar na carreira profissional". Ele é indicado tanto para os introvertidos quanto para os tímidos, embora os dois grupos não sejam os mesmos. Logo no primeiro capítulo ela já explica essa diferença: 
" A timidez é um traço normal de personalidade em que há o comportamento inibido, uma cautela com pessoas estranhas e retraimento em situações que apresentam risco de dano ou falha." (pag. 32) 
"A introversão muitas vezes se assemelha à timidez porque muitos introvertidos se sentem desconfortáveis em situações sociais, mas a fonte desse desconforto é muito diferente." (pag. 36) 
e ainda compara introvertidos e extrovertidos: 
"Os introvertidos adquirem energia do mundo interior das ideias, apreciando períodos de solidão para se revitalizarem. Os extrovertidos, por outro lado, tiram sua energias de encontros sociais e acham exaustiva a solidão prolongada." (pag. 36)
        Passei a me considerar uma pessoa introvertida há alguns anos, pois tenho dificuldade em expressar minhas opiniões em público pelo simples medo da crítica ou rejeição, também nunca senti necessidade de me aproximar muito das pessoas e não tenho muita paciência mesmo em ir a grandes eventos e ficar lá muito tempo. O que me incomoda é o fato de olharem pra mim e me acharem séria ou tímida justamente porque não falo muito ou não interajo o bastante, mas quando me conhecem de verdade e eu me sinto à vontade no meio eu até chego a ser extrovertida algumas vezes. 
       O que eu mais gostei no livro foi que a autora mostra como nós também temos qualidades e precisamos trabalhar nossos pontos fracos, não para virar um extrovertido, mas sim para usar a introversão ao nosso favor. De um modo geral, ela fala pra sermos versáteis, pois já que nem todo mundo é 100% introvertido ou extrovertido, temos que "reconhecer quando nosso comportamento serve às nossas metas e quando interfere negativamente" (pag. 17).
      Uma dica que eu dou para quem quer ser mais comunicativo e trabalhar sua introversão é ampliar sua rede de contatos. Como nós somos melhores ouvintes, podemos começar nos interessando pela vida das outras pessoas, ou seja, perguntando mais do que falando de si mesmo, pois seus assuntos você já sabe, então essa é uma boa oportunidade de aprender com os outros e ainda criar novos amigos. Eu tenho usado esse blog pra me aproximar das pessoas e isso tem dado muito certo! Além disso, gosto de vender alguns produtos pra ganhar um dinheirinho extra, o que também me ajudou a me aproximar das pessoas e perder o medo de falar, pois também ouvimos muitos "nãos". Outra coisa que fiz foi participar de um projeto social, em que ministrei aulas divertidas de ciências para crianças e adolescentes, o que, definitivamente, melhorou minha capacidade de comunicação, já que eu precisava falar e ser entendida.
       Então deixo essas dicas pra vocês e espero que tenham sido úteis! O livro é muito bom e recomendo, pois também há vários assuntos interessantes sobre como elaborar um currículo e dicas para entrevistas ou quando já se está empregado. E pra quem é introvertido como eu posso garantir que se aproximar do mundo e das pessoas faz um bem enorme!! :)

Uma boa leitura!

Nenhum comentário

Postar um comentário