Conversas sobre Política

3:19 PM



Olá pessoal, 
Hoje vou falar pra vocês de um livro muito interessante que estive lendo que é o 'Conversas sobre Política", de Rubem Alves e editora Verus.
Na própria contracapa se encontra uma perfeita descrição do mesmo:
"Conversas sobre Política é um livro inteligente, corajoso, necessário, que realiza a proeza de nos tirar do conformismo e da resignação para nos lançar para a frente, fazendo com que nos posicionemos diante da realidade atual."
Eu gostei do livro pois possui uma linguagem simples, além de ser um livro de crônicas, cuja leitura já é mais fácil por não possuir um roteiro sequencial. Gostei também pelo fato de o autor utilizar pequenas estórias dentro de cada crônica para exemplificar coisas que até hoje acontecem na nossa política.
A frase que inicia o livro e que, com certeza, é a mais marcante é:
"A política, dentre todas as vocações, é a mais nobre. A política, dentre todas as profissões, é a mais vil." 
 O autor explica que vocação é quando a pessoa encontra felicidade naquilo que faz. Já na profissão a pessoa não encontra o prazer  naquilo que faz, mas nos ganhos decorrentes desta ação. Assim ele conclui que "São muitos os políticos profissionais"(pag. 11). Acredito que não é necessária mais nenhuma explicação após essa frase. 
Uma das estórias que mais gostei no livro foi uma em que uma certa fábrica de queijos na Suíça estava tendo problemas com ratos. Então o Gordo e o Magro, que estavam então procurando um novo emprego, decidiram ir matar ratos na Suíça. Após muitas técnicas malsucedidas de acabarem com os ratos, chegaram à conclusão de que a única saída seria tapar os buracos por onde entram. Mas daí vem a brilhante conclusão do autor:
"Mas quem é que faz os buracos pelos quais os ratos entram no quarto dos queijos? A resposta é simples: os ratos entram no quarto dos queijos porque nós, cidadãos, fazemos os buraco. Os ratos estão lá por culpa nossa. Os buracos através dos quais os ratos entram são os nossos votos. Os ratos entram no quarto dos queijos democraticamente..." (pag. 32) 
Assim recomendo esse livro à todos aqueles que buscam uma leitura prazerosa e ao mesmo tempo educativa, e ressalto que esse não é um livro que discute política em si, mas sim que conversa de uma maneira realista o que está acontecendo à nossa volta e nos faz refletir sobre como podemos tomar decisões mais corretas em relação aos nossos votos.
"Votos e eleições são meios para que o pensamento do povo se realize...Mas... o que ensina o povo a pensar? É a educação. O fundamento da democracia é a educação do povo."(pag. 32)

 Uma boa Leitura!

You Might Also Like

0 Comentários

CURTA NO FACEBOOK

Flickr Images