A Voz da Autoridade (Resenha)

terça-feira, 15 de abril de 2014

Olá pessoal, sei que vocês sentiram saudades das resenhas, mas sinto dizer que elas ficarão bem escassas daqui em diante. Estou no meu período de estágio na faculdade e ainda divido o meu tempo com aulas todos os dias a noite, isso significa que estou com pouquíssimo tempo pra ler. Leio às vezes no ônibus e antes de dormir, mas prometo a vocês que continuarei postando, ainda que raramente.
Então, o livro que consegui ler nesse último mês (é triste ler um livro só) é o "A Voz da Autoridade", de Dianna Booher. Compre na Americanas por R$9,99 e fiquei feliz em comprar um livro tão bom por um preço tão pequeno. É um guia de comunicação e liderança, mas acredito que ele seja útil a todos que queiram melhorar o seu modo de comunicar-se e as relações interpessoais.

A autora apresenta 10 estratégias para uma boa comunicação, tudo isso com uma linguagem bem simples e  exemplificada, apresentando dicas mesmo para auxiliar as pessoas a criar credibilidade e confiança, tanto para obter êxito em seus empregos como nas conversas triviais do dia a dia. Os três tópicos que eu mais gostei foram:

  • Está completo?
  • Está claro?
  • Você é interessado e conectado?

Quando vamos transmitir uma mensagem, seja ela pessoalmente, por telefone, e-mail e até mesmo carta, devemos prestar atenção se estamos dando a informação completa e se ela está clara. Primeiro porque não é bom que a outra pessoa saiba dos fatos pela metade e pior ainda é omitir ou distorcê-los. Segundo porque ela deve ser clara e objetiva, não pode ficar enrolando e muito menos haver mais de uma interpretação. E por último, e não menos importante, devemos realmente nos interessar por aquilo que nos está sendo dito, mesmo que isso não nos afete diretamente.
Enfim, uma pessoa que sabe exatamente quando e como se pronunciar transmite segurança e credibilidade às outras pessoas, e com certeza terá um grande destaque profissional.
Livro recomendadíssimo!

Uma boa leitura!

Nenhum comentário

Postar um comentário