A Menina do Vale (Resenha)

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Olá pessoal, tudo bom?

Essa é a minha primeira resenha de 2015 e eu quero começar com o pé direito!


Muito tem se falado em empreendedorismo. Tanto que já está se tornando um requisito básico de um bom profissional. Mas, afinal, o que é empreendedorismo?
1. Disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios.
2. Iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes com alterações que envolvem inovação e riscos. 
Essa é a definição básica que o google nos proporciona. Pesquisando um pouco mais encontrei uma linda definição para empreendedor:
"Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões." (Fillion, 1999 - link aqui)

Depois dessa pequena introdução posso falar pra vocês de um livro muito legal que trata desse tema. Só um detalhe: eu li em duas horas enquanto aguardava minha consulta médica (é, demorou tanto pra eu ser atendida que deu pra ler um livro inteiro!).



A Menina do Vale (Bel Pesce, editora Casa da Palavra, 158 páginas), conta um pouco da história da jovem autora Bel Pesce em sua jornada empreendedora pelo Vale do Silício, na Califórnia, onde liderou times e jovens empresas inovadoras. Sempre com o foco de aprender cada vez mais como se constrói uma empresa, trabalhou em empresas grandes como Microsoft e Google e também em empresas menores até juntar uma bagagem suficiente para iniciar a sua própria empresa, a Lemon.

Mas isso é só o começo, pois o livro traz várias dicas, distribuídas em 22 capítulos, sobre como se tornar um empreendedor começando do zero. São dicas simples, mas que ajudam tanto no processo de criação de um novo negócio como na criação de uma mentalidade empreendedora.

O que eu mais gostei nesse livro foi o fato de ele ter sido divulgado primeiramente online e grátis. Isso mesmo, grátis, pois a autora quis testar se os seus aprendizados eram úteis para outras pessoas. E deu muito certo. Hoje ela é um fenômeno na internet e também referência para jovens empreendedores, mostrando que com humildade e muita dedicação nós podemos realizar nossos sonhos.

Deixo pra vocês uma das frases que eu mais gostei no livro:
" Se você realmente sonha em empreender, a sua idade não importa. O que importa é ser extremamente apaixonado por solucionar problemas e melhorar a vida das pessoas, e estar disposto a trabalhar arduamente para fazer as coisas acontecerem." (página 33)
O volume 2 já está na minha lista de leituras. Os dois volumes podem ser encontrados nestes links:
Volume 1: http://www.ameninadovale.com/volume1/
Volume 2: http://www.ameninadovale.com/volume2/
Uma boa leitura! 


Nenhum comentário

Postar um comentário