(In)Segurança Universitária

6:04 PM

Olá pessoal,

Vou compartilhar com vocês o texto que escrevi essa semana pra nossa coluna no "O Lorenense", portal de notícias da minha cidade. E aproveito para incentivá-los também a fazer o mesmo, não deixem de falar sobre os problemas da cidade de vocês!



Eu preciso falar! 

Como representante do público jovem e estudantil deste Portal, preciso falar da horrível situação que muitos de nós (e por que não incluir todas as pessoas de bem?) passamos todos os dias em relação à segurança, ou pior, a falta dela, em nossa cidade.

É assustador olhar nos grupos de alunos universitários no Facebook e ver que, diariamente, vários estão sendo assaltados ao retornarem para suas casas, após as aulas. Nessas comunidades, um avisa o outro sobre os pontos de maior perigo, os perfis dos assaltantes e os horários em que costumam agir.

Interessante também é que avisam se a Polícia foi acionada e quanto tempo ela demorou para atender ao chamado; isso se atendeu. Nesses casos, o máximo que acontece é passar uma viatura próxima ao local do assalto, e muito tempo depois de quando ocorreu a abordagem.

Por outro lado, é nítido que a Polícia não tem toda a infraestrutura necessária para nos atender adequadamente. Poderiam haver mais viaturas fazendo rondas próximas às áreas escolares e um reforço maior vindo da Guarda Municipal. Outra alternativa seriam postos policiais espalhados pela cidade. Enfim, algo deve ser feito urgente.

Como consequência disso, nós ainda estamos à mercê dos bandidos. Eles já nos conhecem, sabem onde moramos e nossa rotina. Invadem nossas casas enquanto visitamos nossos pais e roubam nossos celulares e mochilas quando nos encontram na rua. Não temos a liberdade de passear pela cidade após um almoço de domingo, a menos que estejamos em grupo, de bolsos vazios e chinelos de dedo... e olha que ainda é arriscado!

Chega! Vamos protestar também pela nossa segurança e exigi-la, pois é nosso direito!

Ainda sonho com o dia em que não temeremos as bicicletas...

You Might Also Like

0 Comentários

CURTA NO FACEBOOK

Flickr Images