Invista nos seus sonhos

terça-feira, 24 de março de 2015

O que falta para você realizar os seus sonhos? Aliás, quais são os seus sonhos?

É fato que o dia a dia está cada vez mais corrido. São tantas responsabilidades no trabalho, nos estudos e nos afazeres da casa que já está tudo no automático, não pensamos muito para fazer uma atividade ou verificar o real objetivo dela.

Digo isso porque li uma frase do Gustavo Cerbasi, autor que indico hoje, que me proporcionou uma profunda reflexão: "Gastamos o pouco tempo que temos em consumo porque todo o tempo restante é dedicado ao pagamento do consumo. Não há lógica!". E é verdade. Estudamos para conseguir empregos que paguem mais, nem sempre escolhendo uma profissão de acordo com a vocação. Trabalhamos para pagar coisas que indicam que melhoramos de vida, e não que estamos felizes.

E com isso os sonhos vão ficando pra trás. Perde-se o foco. E o seu dinheiro vai indo embora numa roupa de marca, num jantar caro, naquele show imperdível. Já percebeu que suas lembranças mais importantes vieram de momentos que não custaram nada? Um abraço de alguém querido, um passeio de bicicleta na infância, um café com bolo na casa da vó.

Não estou dizendo que os desejos de consumo não são importantes, digo que eles não devem reger a nossa vida, inutilizando nosso tempo e atrasando nossos verdadeiros sonhos. Percebi que o mais importante é sonhar com algo que me trará uma felicidade prolongada, e não um prazer imediato. Nem tudo é ideal, eu sei, mas será melhor lembrar das coisas que fiz e dos momentos que conquistei do que dos bens que tive.

Meu conselho hoje é: resgate os seus mais profundos sonhos. Seja ter uma casa grande para brincar com os filhos, trabalhar com um hobby ou conquistar sua independência, foque no que o deixaria feliz e lute por isso. Sonhos também têm custos, então planeje suas finanças, se for necessário, estude, reprograme-se, elimine o que está atrapalhando o seu foco.

O futuro melhor que você espera pode acontecer amanhã ou daqui a algumas décadas, mas só depende de você, e de mais ninguém. Então, no que vai investir hoje?

(Texto publicado no portal de notícias "O Lorenense" em 24/03/15. Veja mais em: http://www.olorenense.com.br/colunista.php?c=9 )

Nenhum comentário

Postar um comentário